top of page
  • Foto do escritorMateus Lima

Reuniões de Psicoterapia

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Traçando o caminho de aceitação.


Aqui é onde a magia começa, os pacientes falam da doença e experiencias e danos que os anos de adcção trouxeram para suas vidas.

Quando o dependente aceita o tratamento tudo fica mais fácil.

Avaliar dores e traumas é necessário


Existem vários tipos de terapias usadas no tratamento para dependentes como:


* TRE


A Terapia Racional Emotiva Comportamental é um tipo de terapia cognitivo comportamental, ela foi desenvolvida pelo psicólogo Albert Ellis, e tem como foco ajudar as pessoas a identificar e modificar pensamentos irracionais.


* PPR


Um plano de prevenção de recaídas é uma ferramenta vital para qualquer pessoa em recuperação. Ter um plano ajuda a reconhecer seus próprios comportamentos pessoais que podem apontar para uma recaída no futuro. Ele também descreve maneiras de combater esses comportamentos e voltar aos trilhos.


* TO


O terapeuta ocupacional auxilia na reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psicológicas que as impeçam de viver uma vida normal e realizar tarefas cotidianas. Esse profissional pode atuar com pessoas que tenham problemas cognitivos, afetivos, psicomotores, entre outros, sejam eles oriundos de distúrbios genéticos ou adquiridos após alguma situação traumática ou doença.

O trabalho do terapeuta ocupacional costuma ser iniciado com um paciente novo após indicação médica específica e pode envolver pessoas de todas as faixas etárias.


* AT


A Arteterapia, de um modo simples e direto, é a utilização de alguma prática artística com o objetivo de trazer bem estar para as pessoas, permitindo que elas conheçam melhor a si mesmas, obtenham autoestima e tranquilidade.


* VT


A videoterapia ou o treinamento com vídeo é uma excelente ferramenta para a autoconfrontação, autoconhecimento e auto-observação. É uma técnica auxiliar na psicoterapia ou no treinamento de habilidades. A pessoa se vê no vídeo, se conhece mais profundamente e tem respostas mais rápidas ao tratamento ou ao treinamento. Ela confronta a imagem ideal, imaginada por ela, com a real, apresentada aos outros. Compara o padrão interno com o externo. Compreende como os seus modos, postura e imagem, afetam os demais. A imagem na tela permite perceber, questionar, interpretar, criticar, esclarecer, sugerir e encorajar a mudança do comportamento.

BENEFÍCIOS GERAIS

Aprimorar auto-percepções. Melhorar o autoconceito. Desenvolver a autoconfiança. Valorizar a identidade pessoal. Elevar o nível de consciência para uma postura mais objetiva, real e observadora. Treinar novas formas de projetar a imagem pessoal: olhar, gestos, postura, fisionomia, sorriso e movimentos. Treinar novos hábitos. Reestruturação cognitiva: alterar o pensamento mediante a confrontação com a própria imagem e áudio. Identificar vícios de postura, vícios de expressão verbal, tiques e movimentos bizarros. Romper a barreira da inibição ou da negação de um comportamento. Superar resistências de examinar crenças, atitudes e sentimentos dolorosos ou ameaçadores.

BENEFÍCIOS ESPECIAIS

Maior velocidade na obtenção dos resultados. Maior autenticidade dos resultados. Maior valorização dos resultados. Insights mais profundos. Maior impacto nas conclusões esclarecedoras. Modelagem: treinar passo a passo até a “perfeição”. Realizar as próprias interpretações e modificações do comportamento.

APLICAÇÕES DA VIDEOTERAPIA ou TREINAMENTO COM VÍDEO

1. Treinamento para:

Falar em público (oratória). Preparar aulas. Aprimorar apresentações de vendas. Desenvolver habilidades de negociação. Aprender a ser assertivo e vencer a timidez. Preparar-se para entrevistas de emprego.

2. Psicoterapia: individual, de grupo e familiar.

3. Hipnoterapia: o paciente se vê em estado hipnótico e responde mais rapidamente ao tratamento.


* PSICOTERAPIA


A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar com esses problemas. E não somente isso, um profissional de psicologia também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre carreira, por exemplo. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável ​​e mais produtiva.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page